A capa é o elemento comercial mais importante de um livro.
Não adianta ter uma história ótima se a sua capa não demonstra isso. É através dela que o leitor que não te conhece irá se interessar pelo seu livro. E por isso é necessário saber o que deve constar em uma capa e como ter uma capa que chame atenção e combine com a sua história.
Vamos começar conhecendo as partes de uma capa:
Capa frontal:
Na capa frontal deve ser inserido o título do livro, nome do autor, logo da editora e caso o autor desejar, uma frase de efeito.
Quarta capa ou Contracapa:
A quarta capa é a parte de trás do livro, nela normalmente consta a sinopse e o código de barras com o ISBN do livro.
Lombada:
É a parte que liga todas as folhas do livro e dá a sustentação ao material. Na lombada deve constar o nome do autor, o título do livro e a logo da editora.
Primeira Orelha:
Nessa parte da capa, normalmente é colocado uma sinopse mais detalhada ou um trecho do livro.
Segunda Orelha:
Na segunda orelha é colocado um pequeno texto sobre o autor e uma foto do autor.
Agora que sabemos como é a estrutura de uma capa, vamos para as dicas de como criar uma capa que seja atrativa:
Sim, as pessoas irão julgar seu livro pela capa!
1- Escolha uma imagem ou ilustração que condiz com a história e o seu gênero.
Não faz muito sentindo ter um cara sem camisa na sua capa se a sua história é de terror, por exemplo. Mesmo que você veja que os livros com capas de homens exibindo tanquinho sejam os mais vendidos na Amazon, se essa ideia não condiz com a sua história e nem com seu gênero, não é bom usá-la.
2- Provoque alguma sensação.
É necessário pensar sobre o sentimento que você deseja criar no leitor. Para uma história de romance, escolha elementos agradáveis que lembre o amor, para uma história de terror, escolha elementos assustadores, que dê medo... e por ai vai.
Se a sua capa for tediosa, seus leitores irão olhar para ela assim:
3 - Não polua a sua capa.
Criar a capa do livro é um dos momentos mais excitantes da publicação, e no calor do momento queremos colocar tudo na capa: o cachorro da protagonista, o diário que ela escreve, a escola que ela frequenta...
Mas temos que tomar cuidado para que essa quantidade de elementos não polua a capa e nem confunda o leitor. Escolha um elemento que seja o mais importante e use ele, deixe um espaço bom para o título, não escolha uma imagem ou ilustração que deixe o título apagado.
Como saber se a capa está poluída? Simples, pergunte a opinião de alguns amigos/leitores confiáveis. A opinião das pessoas também importam :)
Conclusão:
Não há regras sobre como criar uma capa de livro. Cada livro merece uma capa diferente, que vai atrair o público alvo e demonstrar a natureza da história. Mas a capa de um livro não deve ser negligenciada e merece um bom design, pois após todo o trabalho que você teve ao escrever e finalizar uma história, é certo dizer que seu livro merece uma capa impressionante.